Historial

Fundação: 25 de Maio de 2001
Região Etnográfica: Cova da Beira – Beira Baixa
Direção Técnica: João Martins
Representações nacionais: De norte a sul do país.


  Fundado em 25 de Maio de 2001 pelo Sr. João Martins, o Rancho Folclórico "os Camponeses do Ferro" é sem dúvida o mais notável embaixador do folclore da região a que pertence.
  O Ferro é uma vila do concelho da Covilhã, situada na margem esquerda do rio Zêzere, entre a Covilhã e o Fundão. Também se situa entre a Serra da Estrela e a da Gardunha, em plena Cova da Beira com um magnifico plano de fundo no inverno e na primavera, devido à neve.
  A população sempre se distinguiu de forma genuína pela sua alegria, tanto nos tempos de lazer com os seus cantares e danças nas romarias, largos e ruas, como durante o trabalho, por vezes duro, nas debulhas, colheitas, ceifas, vindimas, pastorícia e mondas.
  Todas as danças e cantares do nosso rancho foram transmitidos pelos nossos avós, pelo que advém de gerações antigas. Muitas delas foram extraídas do livro "Cancioneiro da Cova da Beira", escrito por Maria da Ascenção Gonçalves Carvalho Rodrigues, senhora que tem dedicado muitos anos da sua vida ao estudo da etnografia do Ferro e da Cova da Beira.
  Os trajes tentam representar o modo de vida das pessoas da nossa terra e da Cova da Beira de à 100 anos atrás, onde se destacam os trajes de domingueiros, noivos, romeiros, senhora abastada e também os trajes de trabalho, pastor, ganhão, lavadeira, empregada de servir, entre tantos outros.
  A tocata é constituída por acordeão, ferrinhos, pandeireta, reco-reco, bombo e os tradicionais adufes da Beira Baixa.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário